A primeira impressão é a que fica. Não sabemos se isso é realmente verdade, mas quando se trata de um emprego, causar uma boa impressão no primeiro dia é essencial. Quem vai começar no primeiro emprego ou estágio tem motivos para ficar nervoso e ansioso, o desconhecido sempre nos assusta. Mas é preciso se preparar para não cometer erros bobos. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar a se dar bem nesse dia tão importante.
1. Seja espontâneo
Não adianta seguir as dicas se você forçar ser alguém que não é. Dá para entender e ter atitudes que irão agradar seus colegas de trabalho, sem precisar mudar seu jeito. O ideal é usar todas as dicas que estão aqui, mas adaptando tudo ao seu jeito de ser.
2. Não se atrase
Saia de casa mais cedo do que precisaria, não há nada pior que se atrasar logo no primeiro dia. Se chegar cedo demais, passe em alguma padaria, leia o jornal, tome um café. Assim como se atrasar, chegar cedo demais também pode pegar mal e até atrapalhar a rotina do seu chefe.
3. Decore as informações básicas
Alguns detalhes parecem apenas detalhes, mas são essenciais. Saber a localização da sua mesa, por exemplo, pode parecer bobagem, mas dependendo do tamanho da empresa você pode passar pela constrangedora situação de ter que pedir ajuda para encontrá-la. Para não ficar perguntando aos seus colegas de trabalho a mesma coisa toda hora e correr o risco de passar vergonha é bom decorar também: onde ficam os banheiros, a cozinha, a sala do chefe, e os outros locais relevantes; o número do seu ramal e das pessoas com quem irá trabalhar; as senhas e logins de internet; o nome e o cargo do chefe e dos seus colegas de trabalho, e aproveite para chamá-los pelo nome, pois isso demonstra segurança e envolvimento.
4. Seja discreto
É o primeiro dia, portanto mesmo que você seja uma pessoa extrovertida procure manter-se discreto e observe mais do que fala. Isso vale também para o modo de se vestir. Não exagere na simpatia, mas também tome cuidado com a timidez (que às vezes pode ser confundida com arrogância). Dê bom dia a todos e converse na medida do possível, mas mantenha sempre um meio termo, lembrando que o bom humor é um ótimo passaporte para que as pessoas gostem de você.
5. Não tenha medo de perguntar
Esse é o dia certo para tirar suas dúvidas. Anote tudo que achar necessário e preste muita atenção a tudo que te disserem. É muito chato fazer perguntas que já foram explicadas. Se não entender algo, questione mas pense antes para não perguntar algo óbvio. Procure não fazer críticas e nem oferecer sugestões, ainda é cedo para isso, mas na hora certa serão bem vindas.
6. Política da empresa
É bom já ir entendendo como as coisas funcionam no seu novo ambiente de trabalho. Procure ler bastante sobre a empresa para saber seus valores e a forma como eles lidam com os funcionários e clientes. Observe se o clima é mais formal ou informal. Por exemplo, se as pessoas se vestem de forma descontraída ou não. Se os horários de entrada e saída são muito rígidos ou não. Aproveite para observar o máximo que puder. E veja também o lado mais informal, onde os funcionários almoçam, se fazem uma pausa para o café, como funciona a comunicação na intranet, etc.
7. Esteja preparado para testes
Seu chefe pode resolver testar se o que você disse no currículo e na entrevista é mesmo verdade. Por isso, vá preparado para trabalhar de acordo com o que você propôs anteriormente. Podem pedir, por exemplo, para que você traduza um texto em inglês. É por isso que não vale a pena mentir nos processos seletivos, uma hora acabam descobrindo a verdade.
8. Entenda sua função
Saber em que projetos e atividades você está envolvido é importante, mas há algo mais essencial neste momento: saber quais as primeiras entregas que você terá que fazer, qual a próxima ação relacionada a cada uma delas, e quais os prazos – especialmente se você tiver que começar a correr imediatamente. Sabendo disso, você já pode preparar seu cronograma e organizar suas tarefas.
9. Não julgue antecipadamente
Muitas pessoas vão falar com você. Provavelmente você não irá com a cara de algumas, mas cuidado para não julgar mal. Não se empolgue demais com a empresa, achando que é o melhor lugar do mundo com as melhores pessoas do mundo, porque só a convivência vai mostrar como realmente é esse ambiente. E também não faça o contrário, não desanime se a primeira impressão for ruim, as coisas tendem a melhorar. E de forma alguma faça comentários sobre suas impressões logo de cara, você ainda não sabe em quem confiar, e alguns comentários podem parecer fofoca.
10. Cuidado na despedida
Bem ou mal, você irá sobreviver ao primeiro dia. Se os colegas o convidarem para um Happy Hour, e você quiser aceitar, aceite, mas não se esqueça que, para eles, a sua avaliação ainda não terá acabado. Vá com calma, mas permita-se relaxar um pouco. Caso não queira não tenha vergonha de dizer não, vá para casa e permita-se relaxar, aproveitando rapidamente para repassar todas as informações que absorveu nesse dia.
Fonte: Efetividade.net
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